Skip to content

[Resenha] O Cerne da Matéria – Rogério Rosenfeld

setembro 4, 2014
tags:
by

Voltando de um congresso em São Paulo, acabei confundindo os aeroportos e perdi o vôo de volta para Brasília. Na rodoviária do Tietê, consegui comprar a passagem para voltar pela noite. Eu chegaria pela manhã do dia seguinte.

Umas 15 horas pela frente e uma viagem silenciosa num ônibus tipo leito eram um cenário adequado. Saquei da mochila o livro recém comprado e comecei. Não imaginava que iria terminar o livro inteiro pouco antes de chegar em casa. Mas simplesmente eu não consegui parar.Uma rápida dormida de 2 ou 3 horas durante a madrugada foi suficiente para que eu voltasse ao texto.

O subtítulo do livro é “A Aventura Científica que Levou à Descoberta do Bóson de Higgs”. E acho que descreveu bem. “Aventura Científica”. O livro não é simplesmente um livro de divulgação. Não é um livro histórico. É um apanhado bem pessoal sobre o mundo da física de partículas. Desde a história dos aceleradores até a epopéia política necessária à construção do gigantesco acelerador de partículas do CERN, “O Cerne da Matéria” apresenta de maneira fascinante o lado humano da física de partículas. 

Por mais que boa parte dos físicos esteja motivado por um desejo bastante honesto de entender mais e mais a respeito do universo, só isso muitas vezes não é o suficiente para convencer outras pessoas da importância dessa busca. Ainda mais quando esse desejo só será parcialmente concretizado ao realizarmos experimentos em laboratórios supermodernos de custo de alguns bilhões de euros. A paixão com que físicos, muitos deles desconhecidos ao grande público, dedicaram parte de suas vidas para que esses megaprojetos fossem realizados é sem dúvida fascinante. E as frustrações da comunidade física quando um governo decide que uma pesquisa não é tão importante assim é também um lado importante de se conhecer.

O livro do físico Rogério Rosenfeld faz isso tudo e mais, numa leitura leve e atraente. Acredito que físicos teóricos, experimentais, professores e pessoas em geral interessadas em física vão curtir.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: