Skip to content

O gol contra para a ciência brasileira

junho 12, 2014
by

Update2: Me informaram que toda a transmissão foi da FIFA. Ou seja, o responsável por ignorar a cena foi a FIFA, e não exatamente a Globo. Além disso, fiquei sabendo que a FIFA proibiu que o exoesqueleto chegasse em campo, alegando que danificaria o gramado. Aham. 

Update3: fiquei sabendo que outras emissoras comentaram sobre o chute. Só a globo que ignorou. E fiquei sabendo também que depois do fim da abertura a globo mostrou o chute e comentou sobre o assunto. Mesmo assim, ter perdido o momento, sem ter dado nem mesmo um comentário, foi uma falha tremenda para a rede Globo.

Update4: muitas críticas surgiram quanto ao que realmente o projeto fez. Acho que esse artigo aqui do Caio Gomes disseca bem a polêmica ao redor disso. 

Hoje foi a abertura da copa do mundo de futebol 2014. Cientistas e jovens entusiasmados com ciência aguardavam o momento esperado em que um exoesqueleto projetado pela equipe do brasileiro Miguel Nicolelis permitiria que um cadeirante desse um pontapé inicial simbólico.

Mas as câmeras estavam ocupadas demais. Mostrar a irreverência e alegria do povo brasileiro era muito mais importante do que mostrar um grande avanço científico. Queremos mostrar para o mundo que somos alegres com pessoas bonitas, mas não que temos ciência sendo produzida com gente daqui.

Os que esperavam a cena viram um segundo da imagem, depois que o chute já tinha acontecido. O Galvão Bueno, comentando cada detalhe importante e desimportante, simplesmente ignorou o fato. Chegou a comentar, depois, que o pontapé foi dado por “um garoto”. E só. E voltou a falar do Hulk e da Jennifer Lopez.

Não tenho muito mais o que falar. Aos jovens interessados em ciência eu quero que saibam que a grande maioria da população pode não se importar com a sua futura carreira no momento, mas acredito, talvez porque eu precise acreditar, que vamos conseguir mudar essa visão tão negativa, esse desinteresse geral pelo saber, essa ignorância de que ciência não é coisa de brasileiro.

 

Update: O vídeo com a “completa cobertura”: https://www.youtube.com/watch?v=S7HH0paa7mI

28 Comentários leave one →
  1. junho 12, 2014 4:12 pm

    Eu ainda não acredito nisso… sério…

  2. junho 12, 2014 4:26 pm

    eu não assisti a abertura, mas imagino como deve ter sido ridiculo…

  3. junho 12, 2014 4:28 pm

    perfeito timing, como professora, nao consegui acreditar que isso aconteceu…

  4. junho 12, 2014 4:29 pm

    Mas podemos ter acesso a um vídeo completo que retrate isso? Porque às vezes isso não aconteceu de fato….e a mídia escondeu o fracasso científico.

  5. junho 12, 2014 4:29 pm

    A única coisa que eu tava esperando para ver era isso, não a copa, nem o jogo. Mas infelizmente consideram a chegada do ônibus mais importante, decepcionante

  6. Patrick permalink
    junho 12, 2014 4:50 pm

    Alguém tem ideia por que isso não aconteceu?

  7. Patrick permalink
    junho 12, 2014 4:54 pm

    Por que esse é um projeto de um cientista BRASILEIRO e da equipe toda, que foi financiado pelo GOVERNO ATUAL e como a modinha é odiar o governo atual, portanto não foi mostrado, simples assim…Como é modinha vaiar, protestar sem causa, e xingar alheios… ai acontece isso e não tem outra conversa. Só isso. Mostrar isso seria “sensibilizar” as pessoas dai PODERIAM mudariam de “opinião” a respeito do Governo e de DILMA… Mas é isso mesmo, o governo não tem nada de Bom né? O Brasil é uma merda né?! Pasmem todo mundo que diz isso por que não vai embora dessa porra e morre la no quinto dos infernos.

    • Anônimo permalink
      junho 12, 2014 5:05 pm

      A mais pura verdade,eu não senti vergonha de ser brasileiro e nem do Governo Brasileiro mas sim da mídia que é uma porcaria.

  8. carlos permalink
    junho 12, 2014 5:11 pm

    As imagens geradas são fã FIFA a globo mostrou Sim o Momento do chute porem até eu achei que seriabla no campo e foi quase que no letreiro de propagandas no meio de tanta coisa passou despercebido!

    Não gosto da Globo e nem Apoio ela, mas nessa acho que não foi ela que nao quis não!

  9. Alexandre Assis permalink
    junho 12, 2014 5:20 pm

    O SporTV também ignorou. Eles só comentaram no início da partida que não ia haver o chute científico porque a “FIFA não permitiu” e reprisaram os 3 segundos da imagem …

  10. junho 12, 2014 5:31 pm

    Eu ainda me revolto… é projeto de um brasileiro.. tudo bem.. grande avanço para a ciência do Brasil? Como? O cara é professor na Universidade de Duke, onde o projeto é desenvolvido… as estruturas metálicas leves foram feitas na França… os conjuntos de sensores são desenvolvidos na Alemanha… dinheiro brasileiro só foi aplicado no projeto quando virou espetáculo para abertura da Copa, como propaganda do quanto o governo é preocupado com pesquisa… sorry, não vejo tanta relevância assim para o fato… ainda é um brasileiro que teve que ir pra outro país, mais desenvolvido, para ter sua pesquisa realizada. Eu diria ciência “brasileira” se tivesse sido criado e desenvolvido aqui, numa USP, uma Unicamp, qualquer Universidade Federal… mas não foi. O cara nem e professor aqui. Vem para o Brasil divulgar seu trabalho, como bom de mídias, somente duas vezes por ano, quando não tem aulas lá.

    • Anônimo permalink
      junho 12, 2014 5:47 pm

      Caro Laerte,

      tudo é uma questao de simbolismo. O fato desse cidado ter relacoes com o brasil é um motivo para celebrar a ciencia num momento em que os seres humanos voltam a atencao a um acontecimento. As coisas aconteceram paralelamente, mas teem algo em comum, e no caso, quis-se fazer uma coisa positiva, que é assosciar a celebracao da paz entre as nocoes ao esporte, à arte, à ciencia, à cultura ao entretenimento etc. Nao estou apoiando a fifa e governantes. celebrar a paz, feijoada e a música nessa decedencia que vivemos é em si decadente. nao há paz, a feijoada tem antibióticos e agrotoxinas e a música é da pior possível. mesmo assim encontro pessoas que se interessam conversar sobro o fato e discutir as possibilidades que ciencia e educacao nos promovem, assim como estudar, aplicar e divulgar essa ciencia, as informacoes e os bem-fazeres da educacao. Eu sigo otimista, vi um sinal do além que estamos evoluindo, e eu pretendo acompanhar essa evolucao. seja ela em qual o nível consciencial

      • junho 12, 2014 5:55 pm

        Eu acho que é um grande avança do ciência… acho ótimo pessoas voltarem a andar… apenas acho baixo usar como propaganda e espalhar a coisa como “ciência brasileira”… o grupo de pesquisa é misto de estadunidenses, europeus e brasileiros, liderados por um brasileiro. Acabou aí a ciência Brasil. O projeto nasceu nos Labs da Universidade de Duke, não numa federal brasileira, na Unicamp ou na USP. Não desmereço a pesquisa… desmereço esse ufanismo que, no fim, nem aproveitaram.

        • D-Dimensões permalink*
          junho 12, 2014 6:02 pm

          Oi Laerte,
          você tem razão quando diz que não foi exatamente “ciência brasileira”. Mas continua sendo um gol contra para a ciência daqui, pois seria uma oportunidade para incentivar pessoas a seguirem esse caminho.

  11. Vinicius Pacheco permalink
    junho 12, 2014 6:00 pm

    Galera, pode esperar: serei um grande empresário e vou investir em Ciências, pois é uma piada de mal gosto a importância que não dão ao assunto por aqui.

  12. Anônimo permalink
    junho 12, 2014 6:01 pm

    Assisti a porra toda só para ver o ponta pé inicial….que merda de mídia…vergonha…

  13. junho 12, 2014 7:50 pm

    Estou nos EUA e não consegui ver o chute inicial na TV.

  14. junho 12, 2014 7:50 pm

    Republicou isso em Largado aos traços.

  15. junho 12, 2014 8:57 pm

    A ciência continua não sendo para brasileiro. Ciência é para país desenvolvido. Brasil é sub do sub do sub do subdesenvolvido.

  16. junho 12, 2014 9:33 pm

    Deve ser porque o povinho QI de ameba não liga pra essas coisas

  17. Anônimo permalink
    junho 12, 2014 10:45 pm

    O globo não mostrou porque não tinha nada a ser mostrado.
    Foi dito que um deficiente andaria vários passos e depois daria um chute na bola.
    Notem bem: ele não andou
    Foi apenas um chute que durou dois segundos.Nada mais do que isso

    • Anônimo permalink
      junho 13, 2014 8:38 am

      acontece q a fifa só deu 30 segundos para que eles demonstrassem, por isso que foi feito daquele jeito

  18. kskdskdfghdsafhgds permalink
    junho 12, 2014 10:50 pm

    O globo não mostrou porque não tinha nada a ser mostrado.
    Foi dito que um deficiente andaria vários metros e depois daria um chute na bola.
    Notem bem: ele não andou. E essa seria a prova da suposta utilidade do exoesqueleto
    Esse aparelho foi feito para fazer alguem andar, e não para dar um simples chute em uma bola.
    Foi apenas um chute que durou dois segundos.Nada mais do que isso.

  19. Dayse Rigoni permalink
    junho 12, 2014 11:18 pm

    Também reparei , mas pensei ter perdido o foco por um momento. Agora entendi porque não vi…até pensei nisso também…agora tenho essa notícia. Para quem anda pode não representar nada, mas pra quem espera poder andar um dia isso lhes uma grande esperança. Parabéns cientistas brasileiros.

  20. Carlos Sousa permalink
    junho 13, 2014 12:53 am

    Esse Galvão Bueno é um imbecil mesmo. Na hora do chute ele mostra a imagem de um ônibus entrando no estádio.

  21. Anônimo permalink
    junho 13, 2014 8:51 am

    o q aconteceu no momento exato do chute eu realmente não sei, mas teve sim replay, comentário e foi antes do inicio do jogo. Ronaldinho também falou, detalhou a experiência e fizeram créditos ao cientista brasileiro
    .

  22. Gustavo permalink
    junho 13, 2014 9:36 am

    Estou na University of Pennsylvania nos EUA fazendo pesquisa e comentei ansioso com meus colegas sobre o fato. Falei que era um brasileiro e que era um sonho dele realizar isso. Todos ficaram impressionados. Vejo que o chute foi literalmente deixado pra escanteio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: