Skip to content

Higgs Day!

julho 4, 2012
by

É isso aí! As equipes do ATLAS e do CMS anunciaram a descoberta de uma partícula nova com uma massa de 125 GeV. Muito possivelmente o Higgs, com alguns poréns, que pretendo explicar em breve. O resumo da história é: Achamos algo, mas não em todos os detalhes idêntico ao previsto.

5 sigma. Foi emocionante ver a vibração das pessoas. Eu não estava presente no CERN, mas pela transmissão online, a empolgação foi contagiante. Quando a Fabíola Gianotti, física chefe do experimento Atlas, mostrou o slide com o texto destacado “5 σ”, o auditório se encheu de aplausos e vibrações por talvez mais de um minuto. Foi uma grande conquista.

Além do conhecimento científico que o LHC só está começando a fornecer, acho que vale a pena enfatizar o esforço das equipes envolvidas, e a dedicação. Os inúmeros engenheiros e técnicos responsáveis pela construção e manutenção do equipamento. Os programadores e engenheiros que desenvolveram códigos e hardwares capazes de filtrar os bilhões de eventos por segundo, e selecionar automaticamente os que serão importantes. Os físicos e programadores ao redor do mundo que analizam os dados (uma absurda quantidade de dados) coletados. E os físicos na intersecção entre a física teórica e experimental, desenvolvendo formas de se interpretar os dados obtidos.

Tudo que eu disse acima foi uma versão simplificada da coisa. De fato, é um quase contínuo de pessoas, de todas as idades. Desde jovens doutorandos até velhos que dedicaram a vida inteira a isso. Hoje, lá no auditório do CERN, estavam presentes entre outras pessoas importantes Francois Englert e Peter Higgs, dois dos responsáveis pela teoria que descreve a quebra da simetria eletrofraca, e como as partículas adquirem massa. Isso foi na década de 60. Hoje, 50 anos depois, podemos dizer que eles estavam de fato certos.

Disse Peter Higgs, 83 anos, ao fim de tudo:

“É incrível que isso aconteceu ainda no meu tempo”.

E todos puderam notar a emoção em sua voz.


Se vocês estão ansiosos para saber mais sobre o que aconteceu, recomendo os seguintes links (em inglês):

http://www.quantumdiaries.org/

http://resonaances.blogspot.ch/2012/07/h-day-live.html

http://blogs.discovermagazine.com/cosmicvariance/


Outros links recomendados:

https://lceo.wordpress.com/2011/12/15/dossie-higgs/

http://physicsact.wordpress.com/2012/06/19/5-curiosidades-sobre-o-boson-de-higgs/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: