Skip to content

Aberta temporada de caça a planetas

janeiro 27, 2012
by

Já pensou que legal seria entrar para a história como alguém que ajudou a descobrir um planeta extrasolar?

Agora você já pode, se tornando um Planet Hunter. Como eu, D-Dimensões, disse no post anterior, o satélite Kepler está fazendo um ótimo trabalho encontrando novos planetas. Mas agora ele precisa de sua ajuda!

Claro, não é o satélite que precisa da sua ajuda, e nem é ele que descobre os planetas, mas sim os astrônomos responsáveis por analisar os dados coletados pelo Kepler. Existe uma porrada de gráficos a serem analisados, e existem alguns programas computacionais para isso, mas às vezes fazer a coisa no “olhômetro” pode funcionar melhor. Nas palavras deles:

A equipe do Kepler tem desenvolvido algoritmos computacionais para analisar a curva luminosa pois é impossível para a equipe analisar visualmente cada curva. Enquanto aguardamos programas de computador para identificar com robustez coisas que eles são treinados para encontrar, estamos apostando que haverá um bom número de surpresas nos dados que os algoritmos vão deixar passar.

E é aí que você, caro leitor, entra. Esses cientistas perceberam que, ao invés de ficarem sozinhos olhando essa quantidade absurda de gráficos, eles podem colocar internautas desocupados para fazê-lo. E eu recomendo, não apenas por ser um passatempo divertido, mas também pela ótima sensação que é fazer parte da construção do nosso conhecimento.

O site é esse, http://www.planethunters.org/ . Você pode fazer um cadastro no site (totalmente em inglês), e se você conseguir identificar um planeta, receberá os devidos créditos. O site é auto-explicativo, com diversos tutoriais, e exceto pela língua que pode ser uma barreira para alguns, não existe desculpa para não participar.

Vale lembrar também que não é a primeira vez que a internet coloca internautas para ajudar em pesquisa de ponta. Projetos como o LHC@Home e outros similares utilizavam tempo ocioso do computador para rodar cálculos úteis aos cientistas. Mas até onde eu sei, esse é um dos mais interativos e divertidos!

Então, mãos a obra!

2 Comentários leave one →
  1. junho 30, 2012 1:16 am

    A outros satélites buscando exoplanetas tinha um ex-professor meu que trabalhava p/ um satélite Frances chamado COROT

    Essa é a página brasileira do grupo
    http://www.astro.iag.usp.br/~corot/princ_1.htm

    Página Francesa onde eles disponibilizam diversos dados sobre o satélite e os seus resultados
    http://www.astro.iag.usp.br/~corot/princ_1.htm

    Tenho uma página de divulgação científica no Facebook mas ainda esta muito no início e não tenho muitos parceiros, mas é sempre bom ver pessoas engajadas nesta batalha que é a divulgação cientifica para o público em geral no Brasil, parabéns pela a iniciativa e boa sorte.

    Página no Facebook: https://www.facebook.com/clubedafisica

    • ddimensoes permalink*
      junho 30, 2012 9:16 am

      Bacana! Uma outra página no facebook de divulgação científica, de um parceiro aqui do site, é o “PhysicsAct”. Tem o link pro blog deles na lateral. E no facebook tem umas imagens bem legais, explicando por exemplo o que é o HIggs e o que são neutrinos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: